LIGUE: (81)99265-7961
FORMAÇÃO
Como se dá a formação da/do psicanalista na ASP?
Apesar de coletivo e com parâmetros mínimos exigidos e condições gerais ofertadas, a formação psicanalítica, na ASP, é singular, onde cada um/uma se faz num tempo e modo únicos. Em termos gerais a formação na ASP tem duração média de 04 (quatro) anos, podendo esse tempo ser maior ou menor para cada analista em formação, considerando seu percurso com a Psicanálise, sua formação acadêmica e seu ritmo/modo de organização pessoal.
SEMINÁRIOS TEÓRICOS E CLÍNICOS

A formação teórica básica é composta de 7 (sete) seminários teóricos e clínicos, com periodicidade semestral. Sendo 5 (cinco) obrigatórios e dois eletivos.
Os seminários serão presenciais e ocorrerão uma vez por mês, aos sábados.
ANÁLISE PESSOAL

A análise pessoal constitui-se como processo central de formação da/o psicanalista da ASP. Esta deverá ser buscada e mantida durante todo o processo de formação, preferencialmente anterior a esta.
A escolha da analista é livre para cada analisante.
A análise deverá ser presencial e com frequência mínima semanal.
SUPERVISÃO CLÍNICA

A supervisão clínica é o processo onde a/o psicanalista, ao iniciar sua prática clínica, deverá ser acompanhada/o por um/uma psicanalista experiente que auxilie no processo de refinamento da escuta e intervenção.
Os casos clínicos do período de supervisão poderão ser atendidos no endereço mais acessível á analista. Deverá ser presencial e com periodicidade mínima semanal.
GRUPOS DE TRABALHO

Os GTs são pequenos grupos (entre 3 e 6 pessoas), que se escolhem mutuamente e periodicamente para aprofundar as leituras dos textos e partilhar sobre as questões da clínica psicanalítica. A ideia é que sejam grupos de trabalho, teórico/clínico, e não de ensino.
Os encontros poderão ser presenciais ou online. desde que, ao menos duas vezes no semestre ele ocorra presencialmente.